quarta-feira, 25 de junho de 2008

The Namesake


Gente, esse filme é lindo!
Me fez chorar, sem saber ao certo o motivo de eu estar chorando.
Ele mexe com sentimentos que nem se sabe quais são. E te faz pensar!
Tudo é muito simples! Tudo é muito puro! Tudo é muito comum. E vc fica a semana lembrando...
É indiano, mas tem para alugar aqui no Brasil.
Aluguem! Vale a pena!
Assisto tudo que consigo da Mira Nair. Para quem não sabe, é a autora e diretora dos filmes: "Casamento à indiana" e "Kama Sutra".
Essa mulher tem uma sensibilidade incrível!
-------
Segue abaixo um pequeno resumo do filme:
"Uma pequena pérola e uma grande surpresa é o que nos revela Mira Nair quando nos apresenta esta sua última obra. The Namesake é uma história simples sobre a integração de uma família indiana na sociedade norte-americana. Relata-nos o seu crescimento, as suas alegrias, tristezas e contrariedades. A simplicidade utilizada é apenas um formalismo, um mecanismo para representar algo que por vezes nem todos sabemos; que a noção de família é algo universal, algo de comum em todos os cantos do Globo, qualquer que seja o local onde nascemos e crescemos. Apesar das diferenças, esta família poderia ser a família de qualquer um de nós em todas as suas qualidades e defeitos.
A história de The Namesake inicia-se na Índia há cerca de trinta anos atrás e atravessa duas gerações. É inicialmente contada na perspectiva de uma jovem mulher, Ashima, interpretada pela cativante e excelente Tabu, e transita lentamente para a perspectiva do seu filho, Gogol, um jovem indiano, nascido anos mais tarde, já em solo americano. Este nome, do qual ele não se orgulha e que pretende alterar, tem uma origem e um significado que remonta à juventude do seu pai e que encerra em si próprio um mistério por desvendar.
Em The Namesake o choque e as diferenças culturais são um tema sempre presente. Os costumes, tradições, hábitos de uma cultura e de outra colidem constantemente. Amor, amizade, perda, dor, saudade, todos confluem num nexo de causalidade intenso. O filme mergulha-nos na cultura indiana, em toda a sua riqueza e beleza e mostra-nos um retrato intimista que raramente nos é dado a conhecer.
The Namesake é um dos mais belos hinos à família que se viram no cinema. Toca-nos porque nos revemos em cada palavra que é dita ou que fica por dizer. Encarna em si tudo aquilo que somos, tudo o que aprendemos e todos em que tocamos. Mostra-nos aquilo que os nossos pais nos transmitem e os erros que cometemos por não os compreendermos e não sermos compreendidos. Contém em si, o peso de se crescer, de nos tornarmos adultos e independentes. Mostra-nos todas as escolhas erradas quer fazemos. No fundo, The Namesake encerra em si a nossa luta eterna contra o tempo e a impossibilidade de se voltar atrás a um canto da memória em que nos era permitido sermos felizes."

Um comentário:

Fada dos Djins... disse...

vamos fazer uma sessão na sua casa...quero ver tb!!!