quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Vendedores e motoristas de riquichá

Esses enlouquecem qualquer um! Ôh raça!

(vendedor na janela do carro 1)

Assim como os pedintes aprenderam a arte de encher seu saco até vc ceder às solicitações deles... Os vendedores são verdadeiros PHDs na arte de te enfernizar até vc comprar uma coisinha que seja para na loja deles.

Andar pelas ruas da India é um verdadeiro exercício de paciência e articulação. Imaginem a cena: você andando pelas ruas e disfarçado de turista... Os vendedores, raposas como são, já te viram de longe e possuem o poder de se comunicar em pensamento, porque não é possívellllllll... Eles sabem exatamente o preço que o outro vendedor fez para você e, ao invés de querer vender seu produto, eles querem é te enlouquecerrrrrrrrrrr. Mas voltando à nossa ceninha... Eles chegam em bando. Em fração de segundos estão todos enfileirados e sorridentes dizendo: "Oh Madam!", "Excuse-me Madam", "Please Madam!", "I have a good price for you!". Aí vc ouve aquelas duas palavras: "good price" e se ilude achando que ele acordou de bom humor e resolveu dar um super desconto para a pessoa que ele mais gostar naquele dia... você! kkkkk Pronto! Foi fisgado pelo vendedor indiano e ele tem, a partir de agora, a função de infernizar você dizendo que você não vai encontrar melhor preço em lugar nenhum, que o produto dele é o melhor, que ele tem zilhões de cores diferentes do mesmo produto, e pior é que ele tem mesmo, e começa a abrir tooodooooossss na sua frente, mesmo com você dizendo que não precisa, que não gostou, que não quer, que não vai comprarrr... Ele vai abrir tudo, vai te servir um chae, vai falar que a roupa que voçê está vestindo é linda, que combinou com você e começa a falar todas as palavras em espanhol que eles conhecem, e conhecem muitas, vai por mim. E pergunta de onde você é, e você diz orgulhosa: Brasil. Aí meu irmão.... FUDEU! Vai falar do Pelé, do Kaká, de uma amiga que ele tem no Brasil , que normalmente é a Juliana Paes.

Na primeira vez você vai achar aquilo ótimo. Nossa! Ele sabe falar português!..... Mal sabe você que os indianos tem o DOM de falar vários idiomas e eu mesma já ví vídeos no youtube de crianças que falam seis idiomas Seissssss. Aí você vai fazer o que?????? Exatamente! Vai comprar nem que seja uma blusa, uma calça, um botão, achando que fez um negoção. Mas normalmente você não fez. Sendo turista, minha amiga, vou te confessar que vai pagar muito mais caro que um indiano. Eu explico: Fomos numa loja que vendia roupas para homens. "How mutch?" "R4.000,00!" "No no, mutch expensive!" "No! Is a good price madam!" "No, thanks!" aí ele manda a pérola: "How mutch? Como assim? Ele quer que eu dê o preço? Tentação. Parou para pensar, ele percebeu, te cerca e bla bla bla... Depois de um tempão discutindo.. crente que tinha feito um negoção... compramos por R1.100,00. Que máximo! Abaixamos o preço para R1.100,00 rúpias!!! Uau! E ganhamos o dia até ver uma roupa exatamente igual por R300,00 em outra loja. É isso! Entenderam? Eles sempre estão levando a melhor. Agora imagine você se não tivéssemos negociado???

Aí vamos andando com aquele monte de vendedores falando no nosso ouvido, uns tentando de pegar na mão e puxar para dentro da loja, aquele aborrecimento todo, em pouco tempo você nem está mais andando na calçada, prefere ver as vitrines o mais longe possível, mais um pouco você não tem nem vontade de ficar olhando as vitrines. Um olha para o outro com uma cara de cansado e não é preciso nem um perguntar ao outro o que quer fazer e a pergunta é: "Onde está o riquichá?".


(vendedor na janela do carro 2)
---

Ichi! Aí vai começar outra lenha... Os motoristas de riquichá!

Quando vamos para um hotel, os rapazes da recepção normalmente nos dizem quanto seria uma corrida para os lugares que estamos pretendendo ir. Mais uma vez ao meu exemplo: o rapaz disse que sairia a 150,00 rúpias uma corrida até o shopping. Ok! Saimos na rua e perguntamos quanto custa até lugar tal: 450,00 rúpias. "Quê? Não, eu pago 150,00!" "Mas Madam, eu tenho que dar uma volta do outro lado porque, bla bla bla.." "Não obrigada!" e vai andando... o cara do riquichá vai atrás... Você pergunta a outro mais na frente quanto custa, no mesmo momento o motorista anterior fala, no idioma deles, quanto ele cobrou para nós, aí o novo motorista responde: 450,00. Que infernooooooooooooooo!!!! Eu quero ir emboraaaaaaaaaa! Ou se paga o que eles pedem, ou vai andando e perguntando até achar um motorista que cobre o preço que vale. Encontra, mas precisa ter paciência.

Outra situação bem típica dos motoristas e, que aconteceu conosco, é quando se desce numa estação de trem e pede para um motorista te levar no hotel X. Você quer ir no hotel X e pergunta se ele conhece. Ele diz que sim e te fala o preço. Vc aceita, já que não sabe a distância. Aí ele te leva para outro hotel, o Y, que é longa prá caralhoooooo e ainda te afirma que o hotel é aquele que vc pediu. Hááá mermão. O bicho pega! É que eles levam comissão de alguns hotéis se vc ficar e, como vamos sempre com o guia da Lonely Planet, os hotéis indicados pelo guia nunca dão comissão para eles, por isso... Mais paciência! Chegamos a sair do riquichá sem pagar e o cara foi seguindo agente e discutindo até agente convencer ele de levar no hotel certo. Vai passar por isso depois de um dia cansativo.... tem que se segurar para não meter a mão em um.

Vai ver que é por isso que a India te ajuda a ser espiritualizado.... Descobri! É porque se você conseguir passar por ela e não dar na cara de um desses, você se ilumina! Nossa! Já ganhei meu pedacinho do céu! Ebaaaa

(riquichazinho bem lotadinho e uma criança que pode voar a qualquer momento)

3 comentários:

Unknown disse...

Ola querida...Que inveja de vc heimmmmm rsrsrs
Quando puder tem como me add no msn....é que eu gostaria de saber alguns da viajem ...ok. obrigado querida...bjus

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
DRICA disse...

kkkkkkkkkkkkk.......desculpe Elaine, mas é engraçado!!!!!rsrs........Imagino que ao vivo seja outra coisa e ninguem acha graça, mas daqui...distante...rsrsrs........