domingo, 1 de março de 2009

Determinação!!!


Assitam esse vídeo! Assistam novamente! Assistam até entendê-lo profundamente!

Quantas vezes não damos passos para trás? Talvez todos os dias não é mesmo?!... Não tem problema. Podemos dar passos, devemos até. Não é isso o mais importante. O mais importante é o que vamos fazer depois de dar o primeiro passo. Continuar andando para trás? Aí está o erro!

Um Leão dá três passos para trás antes de dar o bote em sua presa. Ele recua estrategicamente, impulsiona e avança com a certeza de que vai matar sua fome. A certeza da vitória.

As dificuldades aparecem na nossa vida a todo tempo. Vira-e-mexe um "enorme cachorro preto, feio e dentuço" vem "babando" para cima de nós. Fazer o quê nesse momento? Muitas vezes não temos tempo nem para pensar. As decisões precisam ser tomadas em fração de segundos e, nessa hora, nossa tendência de vida se evidencia. Se temos a tendência de recuar, não adianta achar que vai fazer o contrário, mas se temos a tendência de enfrentar, pode ter certeza que é isso que vai acontecer. É um exercício! Acredite! O esforço de práticá-lo faz com que viremos experts em enfrentar e vencer problemas.

As maldades estão dentro de nós. Nossa ignorância, de como vencer os problemas, está dentro de nós também. Somente nós podemos fazer essa evolução (revolução) interna. Somente nós podemos arrancar de nosso coração o que nos impede de avançar e "acordar" o Leão que "já está até inchado de tanto dormir".

Afinal de contas.... O "enorme cachorro preto, feio e dentuço" está na nossa mente, em nosso coração. Não é mesmo?!?!?

Aproveito e coloco aqui uma orientação do Dr. Daisaku Ikeda que achei bastante propícia:

"Em uma anotação em seu diário, Tolstoi escreveu: “Essa provação é necessária para mim, ela me é benéfica”. Ele acalentava a convicção de que “aquele que sabe como suportar a dificuldade nunca será infeliz”. Eu também acredito que seja assim. Minha vida foi assim e meu mestre Jossei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, disse as mesmas palavras.
Assumam corajosamente as dificuldades da juventude. Levantem-se para o desafio dos problemas e tribulações da vida. Vocês não podem desenvolver um genuíno caráter e capacidade fugindo da adversidade e da batalha. Trabalhem duro. Esforcem-se em prol do Kossen-rufu. Pode ser que algumas vezes outras pessoas insultem vocês ou tentem impedi-los, mas continuem a avançar e vençam. Tudo isso é treinamento para a vida e irá se tornar seu tesouro.
O budismo ensina que os fortes oponentes podem na verdade ser nossos maiores aliados, pois eles nos forçam a desenvolvermos um caráter forte e corajoso. Eles são na verdade o que o budismo chama de “bons amigos” — as influências positivas que nos ajudam na estrada para atingir o estado de Buda.
Por toda a vida, Tolstoi se recusou a ser derrotado por obstáculos tais como a opressão por parte das autoridades políticas, a excomunhão promovida pelas autoridades religiosas e as maldosas calúnias e ofensas de certos setores da sociedade. Recusar-se a ser derrotado é a própria vitória, é a eterna vitória.
Nunca sejam derrotados. Eu nunca fui, não importando quais fossem os desafios enfrentados. Pois, como discípulo treinado pelo grande rei leão, Jossei Toda, eu me recusei a ser derrotado. (...)

A vida é uma batalha e é exatamente por meio dessa batalha que nós construiremos uma personalidade inabalável. (...)

Tudo começa com essa disposição de entrar em ação. Nunca se escondam atrás de outras pessoas nem tentem conseguir ficar sem tomar nenhuma iniciativa. Saiam para o mundo, para a sociedade, e bradem com coragem pelo que é certo.

(Brasil Seikyo, edição Nº 1975, 14 de fevereiro de 2009)

Um comentário:

Indi(a)screet disse...

Sem palavras, o video ja disse TUDO!
e vc tambem :)