quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Consciência negra!!!



Estou a muito tempo querendo escrever sobre o assunto... Passou o dia propício e eu não postei, o tempo vai passando e hoje eu não fugi do compromisso que assumi comigo mesma... de escrever sobre o SISTEMA DE COTAS PARA AFRO-DESCENTENTES no Brasil.

Sei que é um assunto extremamente delicado e que causa comoção a cada pessoa que toca no assunto. Mas está pulsando tanto em meu coração que resolvi assumir minha opinião e enfrentar as pedradas que irei receber... Paciência!

Sou assumidamente uma afro-descendente. Mesmo que as pessoas digam que não, nunca fugi da minha condição de mulata, que tanto me orgulha. Não gente, não sou indiana. Não não não mesmo! Sou mulatinha do cabelo “esticadinho”! Hehe

Uma vez senti na pele o preconceito encubado de uma pessoa. Uma amiga de trabalho, que vivia agarrada comigo um belo dia nos contou o episódio do marido dela brincando com o filho de 7 anos dizendo que se ele namorasse uma negrinha ele colocaria os dois para fora de casa (o filho e a namorada). E ela me disse isso às gargalhadas. Assustada com o ataque de risos de minha “amiga” disse: “Lelê, não sabia que você era racista!” Ela me respondeu indignada: “Claro que não, Elaine! Não tenho uma relação boa com você?!...” (cara de paisagem!). Bem... Deu para entender, né?! Ali eu percebi um racismo encubado e comecei a aceitar que cada um de nós o possui, mas não admite. É aquela velha história: Onde você guarda o seu racismo?

Desde a formação do Brasil, fomos colonizados, explorados e dominados. Essa é nossa história! Nossas heranças coloniais são bastante complexas e nós, querendo ou não, até hoje, carregamos as raízes do Brasil colonial que escravizou e se acostumou a ver o negro como sem alma, rebelde, preguiçoso... Isso é herança minha gente! Isso é o que nossa historia colocou em nosso inconsciente e que seguimos até hoje.

Nunca levantei a bandeira das cotas para afro-descendentes. Na verdade, nunca me meti nesse assunto, não achava bom nem mal, apenas não discutia ele... Até estudar a formação do povo brasileiro na faculdade e entender o que se passava, qual o pensamento por trás da luta pelas cotas e da revolta da população a esse respeito. E, cá entre nós, de na maioria dos casos, com todas as pessoas que pude discutir o assunto, as que se revoltam com o sistema de cotas para afro-descendentes são as mesmas que não admitem o racismo que tem...

Porque se revoltam com os investimentos em cotas de educação quando é o negro que é beneficiado? Existem em algumas faculdades federais cotas para filhos de fazendeiros, cotas para filhos de militares que nunca foram questionadas e nunca criaram tanto alarde quanto as cotas direcionadas para afro-descendentes. Sabiam disso? Podemos parar para pensar: Porque que as cotas direcionadas para afro-descendentes me incomodam mais que as de filhos de fazendeiros? Não???? Pare e pense! Não responda assim tão rápido!

Muita gente pode argumentar: “Estamos é numa briga de classes, não de cor!”, ou “Quem deveria ser privilegiado eram os pobres apenas, mas não os negros!”, ou ainda: “Racista é quem apóia a cota para negros e privilegia apenas sua classe!”. Não é?! Bem.. Antes de responder as questões acima, queria deixar uma pergunta, que não precisa ser respondida, mas pensada: O que nos incomoda de fato, é a cota ou é essa cor diferenciada que começa a invadir o meu espaço?



E dizer que o nível das faculdades vai cair por causa dos alunos desqualificados que não teriam base não se justifica, já que eles mesmos precisam de uma média mínima de 7,0 para manter sua vaga nas particulares e, cá entre nós, para eles terem tirado notas que os permitiram terem entrado, eles têm sim capacidade de aprender, talvez não tenham é aprendido todas as matérias nos seus colégios públicos e que, dependendo da profissão que escolherem, nem precisem delas no futuro (ichi! Issa vai dar pano pra manga!).

Quando agente faz a discussão da classe social, agente desloca a discussão da cor, ou seja, agente não toca no assunto do racismo que gerou isso tudo, na raiz do problema. Enquanto agente não toca no assunto da cor, não se discute a herança da escravidão. Esse sim é que é o problema. O problema é de classes? Sem dúvida! O maior problema que o Brasil tem é a pobreza? Ninguém discute isso. Acontece que, se formos ver a fundo, nossa pobreza é negra, é mestiça. Então, ao se fazer alguma coisa que favoreça afro-descendentes, se mexe na pobreza automaticamente, mas está também mexendo na cor, aí que incomoda!

Não é que a cota vá resolver, não vai. Definitivamente não é só isso que vai resolver a revolução que o Brasil precisa, mas ela mexe na casa de marimbondos que tem que ser mexida. Ou seja, negros, mestiços e índios. O dia que tivermos que apoiar a classe branca-pobre significaria que o racismo acabou definitivamente no nosso país. Mas será que isso seria um problema? Daria discussão??? hummm

Durante toda a sua história nesse país, o negro teve que brigar pelos seus direitos, agora não seria diferente.

Infelizmente a cor "grita" no nosso país, ela incomoda, ela assusta. Quando um negro se aproxima de nós na rua, não tomamos um cuidado maior? Não temos a imagem do negro como principal personagem das favelas? Não podemos negar essa imagem, é mais forte que nós, acontece comigo também. Isso é herdado! Tanto o sentimento quanto os fatos são herdados! Quando acabou a escravidão e os senhores de engenho precisavam de mão de obra e tiveram qua pagar por elas, foram buscar na Itália, no Japão. Não se queria dar trabalho a negro que não fosse trabalho escravo, não os consideravam como cidadãos do Brasil, e eles foram ficando por ai. Isso é história minha gente! Temos um passado longo de não oportunidade aos negros. Aqui eles NUNCA tiveram oportunidades iguais a dos brancos. Issa é nossa história!

É preciso começarmos a rever isso tudo. Temos que correr atrás do prejuízo do país. O que tem de negro inteligente querendo fazer esse país crescer "não está no gibi". Enquanto os afro-descendentes não se desenvolverem esse país não cresce, não vamos nos iludir.

A discussão da cota para negros é necessária! Ela não serve para priorizar os negros e nem tem a pretenção de resolver a questão sozinha. Ela serve para nos sacudir e levantar o racismo que existe no nosso coração e discutirmos o assunto. Somente discutindo o assunto vamos ter consciência de quanto ele incomoda. E ele tem que incomodar. Tem que fazer agente falar, tem que fazer esse assunto não ser mais um tabú nas nossas vidas. Racismo no país é um assunto velado. Enquanto não se discute, ninguém precisa se expor, ninguém precisa mostrar seus racismos disfarçados.

Vamos nos expor. Vamos discutir nossa cor, vamos aceitá-la. De quebra, essa história toda vai levar mais negros e mestiços a frequentar universidades e nos acostumar a ve-los estudando no nosso lado, brigando no mercado de trabalho e conquistando, aos poucos, um espaço e um direito arrancado deles quando foram obrigados a deixar suas famílias e vim trabalhar aqui sem direito a nada. E se o sistema de cotas servir para alguma coisa, só vamos saber no futuro, mas estamos tentando, estamos lutando...

Eu aprovo a cota de raças!
Eu amo a minha cor!


2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
palavras sobre qualquer coisa disse...

Envio o link d eum texto que postei lá no PSQC e que pode ajudar e trazer novos elementos para essa discussão:

http://palavrassobrequalquercoisa.blogspot.com/2008/05/cotas-raciais-posio-do-psqc.html

Besos.