terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Paseio por Delhi e o metrô

Fomos fazer um passeio pelos pontos turísticos de Delhi, o tempo estava muito ruim, muito frio e neblina, mas deu para conhecer um monte de lugares legais..


(Lótus Temple)

Confesso que esperava que o Lótus Temple fosse maior, mas ele é lindo assim mesmo e, de dentro, a vista do teto é impressionante. Depois de mais alguns lugares, passamos pelo Forte de Delhi e no túmulo de Gandhi. O lugar onde está o túmulo de Gandhi é lindo. Um jardim calmíssimo. Fiquei feliz de poder visitar uma pessoa tão querida como ele.


(Forte de Delhi ao fundo)


(túmulo de Gandhi)

---

O Metrô de Delhi

Precisava escrever sobre o metrô de Delhi. Maravilhoso! Infelizmente não pude tirar foto ládentro porque eles proíbem. Para entrar precisa passar até por detector de metais e, quando viram minha câmera, mandaram guardar. "Ok Madam! (é como eles falam..) Não tiro mais fotos!" Preciso dizer: É lindo! É enorme! Ultra moderno e muito bem cuidado.
Imaginem uma estação como a da Carioca, lotada.. uma multidão para pegar o carro do metro, uma fila mega-giga esperando o trem na plataforma... dá até um medo mas.... O esquema é tão organizado e os indianos são tão educados que formam duas filas nas laterais das entradas do carro e deixam um buraco no meio para as pessoas saírem. Incrível! Cada fila deveria ter umas 50 pessoas para cada lado perfeitamente organizadas.
As portas abriram, as pessoas de dentro saíram pelo meio super livre da porta e só depois que agente entrava pelas laterais, e o condutor esperou todos entrarem para fechar as portas. Cheio, mas organizado, sem empurra-empurra ou correria e mais, ninguém para organizar as filas. Deu um banho no metrô de Londres, imaginem no do Rio... fiquei humilhada!
O povo indiano, que todo mundo malha, deu um show de organização e civilidade.
Pronto, falei!

Um comentário:

DRICA disse...

Muito bacana saber disso. Nao que eu oste de ver o povo brasileiro humilhado diante de outros, mas... tb sou apaixonada pela Índia, mesmo sem conhecer pessoalmente e torço para que sua imagem meljore diante da maioria das pessoas que só querem criticar. Nao enxergam além....
Parabéns por sua postagem viu?