quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Pedintes... Postagem difícil.....

Vou tentar nessa postagem ser a pessoa mais sensata possível, porém não dura nem indiferente ao assunto, por mais que possa parecer. Mas serei sincera e darei o depoimento de quem esteve lá e sentiu na pele a emoção.


(uma pedinte em Agra invadindo a janela do nosso carro quando o motorista saiu par ir ao banheiro. Ficou aproximadamente cinco minutos com o braço para dentro tentando nos convencer a dar)

Bem... São muitos! Para quem viu o filme "Quem quer ser um milionário", vou dizer abertamente: É ISSO MESMO! Sim, tem muios mendigos e pedintes nas ruas. Sim, vimos muitos deficientes pedindo, mas não vou aqui levantar a bandeira que a maioria desses deficientes foi propositalmente machucado para ganhar mais doações, como fala no filme; eu não sei nada sobre isso, mas... E sim, eles partem pra cima de vc.

Quando se informa sobre como se comportar em relação aos mendigos na India, normalmente vc ouve a mesma coisa: "não dê dinheiro para eles!". Parece injusto, cruel, mas é isso mesmo. Até pq já de cara aviso que vc nãovai  respeitar esse conselho e vai acabar dando um dinheirinho para algum deles. Bom, boa sorte!

Algum ancestral indiano descobriu a vitória pela insistência e isso foi passando de pai para filho e reflete tanto na hora de venderem seus produtos (próxima postagem!) como na hora de pedirem alguma coisa.

Pois bem, logo que vc chega na India, a primeira impressão é a dos pedintes. E eles vem mesmo, sem vergonha ou rodeios, e mesmo agente parecendo um idiano, como no meu caso, não vai adiantar, eles vão identificar quem é turista e quem não é. Não dá para disfarçar. E quando vc os vê, leva um choque porque eles são muito mais miseráveis do que os pedintes que vemos no Brasil. Na sua maioria são sujos, descabelados, as crianças tem geralmente uma coriza escorrendo pelo nariz, vestindo roupas coloridas e sujas. Isso dói! Parece cruel aos olhos de qualquer um e é, mas depois de uma semana na India infelizmente, tenho que admitir... se acostuma, depois começa a encher o saco, chegando por fim a te deixar "P da vida" com umas situações que se acaba passando..

Vou explicar: Eles chegam SEMPRE com uma carinha que dá dó! Sofridos, fazendo carinha de choro... Eu dei, na verdade, eu e duas amigas damos com um sentimento de piedade temendo pelas carinhas das crianças que vieram nos pedir. Bem, logo após que demos (em frente à estação de trem de Mumbai) veio mais um monte de crianças pedindo. Várias! Elas viram que uns turistas deram dinheiro para alguns e partiram para cima. Dissemos que não tínhamos mais, mas elas nos seguiam com as mãozinhas esticadas e falando semprar. Agente tentou sair daquela situação, mas eles nos seguiram um pedação. Fomos andando mais rápido mas eles vão nos acompanhando e foram até uma de nós começar a brigar com eles. Na bôa, deu uns cinco minutos de situação constrangedora, também pudera, estávamos num lugar muito movimentado e cheio de pedintes.

Depois disso tivemos a situação de uma pedinte que estava sozinha, demos quando estávamos perto do nosso hotel e entramos, no dia seguinte, quando saímos do hotel, ela estava lá na porta. Esperou agente sair e ficou nos seguindo e pedindo novamente. Isso acabou intimidando agente. E sair do hotel depois daquele dia dava frio na barriga. Será que ela estaria lá novamente? É um saco isso!

Não é só isso! Eles sempre nos cutucam, ficam falando o tempo todo, dizendo: "Excuse-me Madam!", "Alow!", "Oh Madam!" ou apenas apelando para o famoso "Maaa!", que significa mãe em hindi, fazendo agente sentir no coração o apelo de uma mãe, ou fazendo um gesto das mãos levando à boca, indicando que eles precisam comer, e pior, quando as mães carregam crianças de colo, elas geralmente esfregam as crianças em nós, isso mesmo, esfregam os filhos nos turistas para mobilizar todos e ganhar mais um dinheiro, mesmo se for pela insistência, normalmente nas nossas costas pq estamos sempre tentando fugir delas e andando rápido. Isso faz com que não consigamos ver as lojas ou passear com tranquilidade pelas ruas.

E não pense que isso acontece uma vez ao dia, não. É o dia todoooo! Não tem jeito. Mesmo muito mobilizados com a situação deles, vc acaba por fim xingando alguns. Vez ou outra, nos vemos parando para fazer cara feia para alguns deles. O ápice do nosso descaso é quando agente acaba discutindo com algum. É muito triste, mas tenho que admitir que já fiz isso depois de ser seguida por um tempão, depois de um dia inteiro fugindo deles e tentando ignorar a situação, mas é impossível ignorar com eles te cutucando o tempo todo.

Vez ou outra, você se depara com um policial dando pauladas em alguns. Vimos um dando um esporro numa mãe que estava com uma criança de colo e uma pequenininha. Quando eles viram o guarda vindo para cima, já acostumados com a situação, a criancinha saiu correndo de um lado e a mulher com a criança saindo para o outro, mas como não podia correr muito pois estava com uma de colo, o guarda pegou a mãe pelo braço gritando e dando um esporro puxando ela para longe de nós. Descobrimos então que existe sim uma ordem para eles não pedirem, que ninguém cumpre, claro. Confesso que adorei o esporro do guarda, já que não vi agressões físicas àquela mulher.

Então.. a dica para quem vai à India é uma só: Não dê dinheiro para eles! NUNCA! Perceba que algum deles está se aproximando, faça uma cara séria, ande mais rápido e IGNORE-OS. Não responda nem sacudindo negativamente com a cabeça, não olhe-os nos olhos! Eles vão te seguir um pouco mesmo assim, mas se não olhar para eles, vão te seguir por menos tempo. Digo por experiência própria. Parece triste, injusto, desumano... Mas é isso mesmo! Afinal, agente vai para a India para ver sua realidade sim, mas também conhecer um lugar novo e aproveitar a viagem, não para se desesperar e ficar "P da vida" por estar passando por aquela situação embaraçosa o tempo todo.

Infelizmente... não tem jeito! Até tem, mas seria uma luta de uma vida inteira e, eu, pelo menos, só tinha um mês para estar na India e conhecer os lugares que queria.

2 comentários:

DRICA disse...

Eita! Que constrangimento hein??? Nao sei se conseguiria passar sem dar nada aos pedintes, mesmo correndo riscos. É dificil!!! É uma caracteristica da Índia que realmente é penosa né?

Augusto B. disse...

Pô, que inferno...